"... O teatro mágico é o teatro do nosso interior. A história que contamos todos os dias e ainda não nos demos conta; as escolhas que fazemos em busca dos melhores atos, dos melhores sabores, das melhores melodias e dos melhores personagens que nos compõem, as peças que encenamos e aquelas que nos encerram... nosso roteiro imaginário é a maneira improvisada de viver a vida, de sobreviver o dia, de ressaltar os tombos e relançar as idéias, o teatro nosso de cada dia..."

domingo, 13 de julho de 2008

Sucesso x Fama

Olá pessoal.
Estou hoje aqui postando um texto de um grande dramaturgo, o Paulo Sacaldassy.
Esse texto é a resposta para muitas pessoas que me disseram para eu nao esquecer dos amigos quando ficar famoso. rsrsrsrs

Sempre que encontro algum amigo ou amiga, eu falo do meu blog e peço pra eles fazerem um visitinha por aqui.
E todos dizem que eu estou muito chique e diz ainda pra eu tomar cuidado.
Aí digo: "Cuidado com o que?"
E eles respondem: "Cuidado pra fama não subir à cabeça você perder a humildade e esquecer dos amigos.."

Gente é muito engraçado isso. Eu dou altas gargalhadas e sempre respondo a mesma coisa.
- A fama é uma consequência do talento. E eu não me importo com a fama não, quero mesmo é que meu talento seja reconhecido. E humildade? Jamais perderei, pois ela é inata a mim.

Enfim, quero que vocês prestem bem atenção nesse texto. Pois é de uma inteligência ímpar.
-----------------------------------

Sucesso x Fama

O que é mais importante para um artista? O sucesso, ou a fama?
É uma dúvida que assombra a maioria das pessoas, principalmente as que iniciam na arte, seja ela qual for, teatro, cinema, dança, etc. Um grande amigo meu, deu-me uma definição que acabei achando perfeita: “Sucesso é ser bem sucedido naquilo que nos propomos fazer” Ele tem razão! Isso é a mais pura verdade!

Muita gente que pensa em fazer arte hoje em dia, e procura principalmente o teatro, chega com a intenção de poder estar o mais rápido possível, fazendo parte da novela adolescente da televisão, e assim, se tornar a celebridade instantânea do momento. Será que essas pessoas buscam o sucesso, ou querem somente a fama?

A fama e a notoriedade a qual muitas pessoas são guindadas da noite pro dia, só demonstram que o conceito está invertido, pois faz as pessoas acreditarem que o mais importante é a fama, que ela sim dará o sucesso almejado. Mas, o que faz essas pessoas serem famosas, ganharem popularidade, se quase sempre elas não têm nada para mostrar, além de bíceps e silicones?

É triste ver pessoas submeterem-se ao ridículo de se exporem em programas do tipo “reality shows“, afim de obterem apenas seus quinze minutos de fama, e depois? Depois, sempre acabam fazendo qualquer coisa para continuarem na mídia, pois não existe nenhum trabalho consistente que justifique tal exposição.

Muitos passam uma vida inteira longe dessa fama efêmera e passageira, mas, são extremamente bem sucedidos naquilo que se propuseram. Quantos escritores são bem sucedidos, premiados, consagrados, renomados, e não têm um por cento da fama dessas celebridades instantâneas? De certo, você já ouviu falar em alguns deles. Você acha que eles não têm sucesso?

Existem uma diferença enorme no conceito de fama e sucesso que se tem hoje em dia, e muito disso, se deve à televisão, que pinta o artista como um semi-deus, que vive uma vida de rei e rainha, regada a festas e badalações, onde o mais importante é o vestido do estilista famoso, ou o novo par de silicones, ou ainda, o romance com fulano de tal, e daí?

É muito duro alcançar o sucesso, não é uma tarefa simples, mas quem o quer, deve buscá-lo dia-a-dia, incansavelmente, sempre focado no objetivo de realizar aquilo que se propôs fazer, e pelo qual, espera conseguir agradar o maior número de pessoas, para assim então, receber o reconhecimento e conquistar a fama.Não vale a pena perder tempo correndo atrás de quinze minutos de fama, pois eles chegam e vão embora do mesmo jeito. Um trabalho contínuo e com um objetivo, pode até demorar para alcançar o seu reconhecimento e conseguir o sucesso, mas, com certeza, obterá muito mais do que quinze minutos de fama.


Paulo Sacaldassy

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu sobrinho querido, é muito bom que você está conseguindo realizar um dos seus sonhos. Assisti à sua primeira peça e adorei. Espero nas próximas férias ter outra para assistir. É muito gostoso de ver em cena. Grande beijo da sua tia Cléo.

Leonardo Fernandes disse...

RESPONDENDO:

Oi Tia Cléo... que bom vê-la por aqui. ;P

Fico feliz que tenha gostado da primeira peça... se Deus quiser virão outras. Também espero que nas próximas férias que estiver por aqui eu possa está em cartaz. hehehehehehehehehe

Acho que entro em cartaz com A Cruz da Menina em Agosto...mas não é mais férias. =P


Mil beijoss... te amo muito!!

Lhéo Fernandes